domingo, 18 de março de 2012
Um Bom Atendimento
Um processo de atendimento começa com a identificação das necessidades e desejos dos clientes e passa por questões importantes como a comunicação da empresa, a definição dos produtos oferecidos, a estrutura da loja, as formas de pagamento e a capacitação da equipe de vendas.
Além disso, é preciso pensar no pós-venda e nas políticas para a fidelização dos clientes.
Cada empresa tem suas características específicas e, com certeza, seus processos de atendimento irão refletir essas diferenças.
Importância: Quando um cliente sai de casa disposto a comprar algo, ele espera receber o melhor pelo dinheiro que irá gastar. Isso significa que ele avaliará o mercado com atenção, procurando identificar e escolher a loja ou ponto de venda que ofereça as melhores condições para a realização do seu negócio. O atendimento, neste caso, pode ser decisivo.
O que influenciará no momento da compra?
Ambiente
O ambiente da loja precisa ser agradável, composto por uma decoração leve, iluminação e climatização adequadas.
Disposição do atendente
Assim que o cliente entre na loja, os atendentes devem esboçar um sorriso, demonstrar cortesia e se colocar à disposição para auxiliá-lo na compra.
Conhecimento
Os atendentes precisam dominar as informações sobre os produtos colocados à venda. O cliente deve perceber que eles conhecem as características e os detalhes dos produtos. Sempre que possível, os atendentes devem questionar os clientes sobre suas preferências sobre determinado produto.
Saber ouvir
O atendimento eficaz ocorre quando o atendente ouve as necessidades e as opiniões dos clientes sobre os produtos.
Condições de pagamento
As condições de pagamento oferecidas também podem cativar o cliente, caso este perceba que o valor pago pelo produto foi justo e dentro do orçamento. Este é o momento adequado para informar o cliente sobre a política de promoções da loja.
Despedida
Independente do valor deixado no ponto de venda, após efetuar o pagamento, o atendente deve conduzir o cliente até a saída e agradecer a sua visita.
Assim, ao deixar a loja, o cliente lembrará da forma como foi atendido. Consequentemente, há grande chance de indicar a loja para parentes, amigos e conhecidos.
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